Saltar para o conteúdo principal da página

Instalação e Gestão de Redes


Objetivos
Um técnico/a de Instalação e Gestão de Redes deve ser capaz de:

- Efetuar a instalação, configuração, gestão e manutenção de redes informáticas e equipamentos de redes, tendo em conta as técnicas e procedimentos subjacentes à arquitetura, ao planeamento e projeto de redes, de forma a garantir o seu correto e seguro funcionamento.
- Efetuar a instalação, configuração e manutenção de computadores, periféricos, redes locais, sistemas operativos (baseados em Windows ou Linux) e utilitários, de acordo com as necessidades das organizações e dos seus utilizadores a fim de otimizar o funcionamento dos mesmos.

Enquadramento
Hoje em dia a informática domina todas as áreas das nossas vidas. Todas as estruturas de informação essencial à nossa sociedade estão organizadas em rede, logo a profissão de técnico de redes é neste momento absolutamente emergente. Assim é essencial formar profissionais que estejam aptos a efetuar a instalação, a configuração e manutenção de redes informáticas e dos equipamentos de apoio à estrutura de redes, procedendo à implementação dos níveis de segurança adequados, assegurando a otimização do seu funcionamento e respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção do ambiente.
Conteúdos programáticos
Conteúdos Programáticos:

Formação Tecnológica

0824 1 Sistema operativo Distribuições Linux (Fedora, Debian, Suse...)
0828 2 Protocolos de redes instalação e configuração em sistema linux
0829 3 Topologias de redes
0831 4 Topologias de redes - Ethernet, Token Ring e FDDI
0833 5 Equipamentos ativos de redes
0834 6 Windows server instalação e configuração de rede
0837 7 Linux - kernel e componentes do sistema
Destinatários
Candidatos com idade igual ou superior a 18 anos à data de início da formação, sem a qualificação adequada para efeitos de inserção ou progressão no mercado de trabalho, empregados ou desempregados.
Observações
Mapa de Apoios Sociais
Área de formação
 Ciências informáticas