Saltar para o conteúdo principal da página
09 Sep 2024

Instalador ITED-Habilitante paraTécnicos (4ª Edição)

 100h
Ref. MOD.ITI.N.L.00
Inscrever

Objetivos
Dotar os formandos com as competências necessárias à execução da instalação, conservação e leitura do projeto, como preparação para a obtenção do certificado de conformidade das infra-estruturas pelas quais poderão vir a ser responsáveis.

Enquadramento
A defesa dos interesses dos consumidores de telecomunicações passa por infra-estruturas modernas, fiáveis e adaptadas aos serviços fornecidos pelos operadores públicos de comunicações eletrónicas.
O ITED ou Infra-Estruturas de Telecomunicações em Edifícios, veio defender esses interesses, bem como normalizar as telecomunicações nos edifícios.
Atento à realidade nacional, bem como aos desenvolvimentos europeus em matéria de telecomunicações, o ICP-ANACOM atualizou os procedimentos e as regras para o ITED, onde reforça a qualidade e consistência técnica, dotando-os de infra-estruturas adaptadas às Redes de Nova Geração, de elevada longevidade e capacidade de adaptação sustentada.
Material de Apoio / Metodologias
Ao longo do curso, os formandos vão ter uma componente teórica onde os formadores vão expor os conceitos fundamentais intercalados com uma grande componente prática porque não basta o saber-saber pois o importante é o saber-fazer. Para isso, serão utilizados os métodos ativos e demonstrativos onde os formandos vão desenvolver várias tarefas e exercícios práticos de aplicação da matéria.

A selecção dos métodos, técnicas e recursos pedagógicos deve ser efectuada de acordo com os objectivos de formação e as características não só do próprio grupo de formação, como de cada um dos formandos. Desta forma, devem utilizar-se métodos e técnicas pedagógicas diversificadas, assim como os próprios contextos de formação, de forma a uma maior adaptação a diferentes ritmos e estilos de aprendizagem individuais e de modo a prepará-los da melhor forma para a complexidade dos contextos reais de trabalho.

As práticas formativas devem conduzir ao desenvolvimento de competências profissionais e, por isso mesmo, ao longo do processo de aprendizagem são utilizados os métodos ativos, em que através da tentativa erro os formandos conseguem perceber o que realmente estão a fazer e para que é que cada exercício vai servir no seu futuro.
Conteúdos programáticos
UFCD 10527 - Instalações ITED ­ introdução
UFCD 10528 - Instalações ITED ­ execução em moradia unifamiliar
UFCD 10529 - Instalações ITED ­ fibras óticas
UFCD 10530 - Instalações ITED ­ execução de projetos de comunicações
Destinatários
Jovens e adultos em situação de desemprego, inscritos no Centro de Emprego, e activos empregados que desejem obter conhecimentos nesta area.
Habilitações de acesso: Ensino Superior (máximas); 9º ano de Escolaridade completo (mínimas).
Observações
Os apoios sociais estão sujeitos a petição e consequente aprovação superior.


Clique aqui para mais informações

Condições especiais para desempregados
Área de formação
 Electrónica e automação
Local onde a ação decorre

 Sede - Lisboa

 1300 Lisboa

 Rua Jau - Alto de Santo Amaro

Período de realização da ação

 09-09-2024 - 13-12-2024

Horário
 Pós Laboral (19h00 - 23h00)
Observações
MAPA DE APOIOS SOCIAIS - 2024
Apoios sociais

As datas apresentadas poderão estar sujeitas a alteração.