Objectives
Reconhecer os princípios fundamentais do Design Gráfico.Utilizar os blocos de construção essenciais ao Design Gráfico.
Distinguir o nível de qualidade da estrutura gráfica de um documento relativamente a outro.
Identificar as principais regras da tipografia e usá-las como uma ferramenta de construção de Design Gráfico.
Descrever o processo de produção das cores e utilizá-las, adequadamente em diferentes situações de construção do Design Gráfico.
Distinguir os diferentes tipos de imagens existentes em diversos formatos, por forma a conseguir o melhor proveito das suas características comunicacionais.
Identificar as tecnologias emergentes no domínio da composição gráfico-visual visando a verificação do equilíbrio entre a aplicação de princípios comprovados do design e as possibilidades que essas mesmas tecnologias oferecem.
Identificar as principais variáveis que contribuem para a agradabilidade visual de produtos multimédia e páginas Web.
Aplicar as técnicas essenciais, complementares às ferramentas de produção, para o desenvolvimento de projetos de design de interfaces.
Aplicar as regras e normas básicas utilizadas no design de produção multimédia.
Utilizar as metodologias próprias do design de comunicação adaptando-as ao design de conteúdos multimédia.
Conceber um guião de estilo gráfico.
Produzir e aplicar modelos, grelhas de conteúdos e folhas de estilo.
Resolver problemas visuais ocasionados pela interface gráfica do utilizador.
Produzir e/ou avaliar layouts e protótipos de interfaces multimédia.
Programmatic content
UF5387 Técnicas de designBases do design
Tipografia/cor/imagem
Cor
Imagem
Design para o ecrã
Design para multimédia
https://catalogo.anqep.gov.pt/ufcdDetalhe/4746
UF5388 Design multimédia
Desenho gráfico: linguagens e cultura na era da informação
Interfaces multimédia: considerações gerais, exemplos, análise e avaliação
O design multimédia interativo e a produção de interfaces
Fases de programação da imagem de uma entidade
Identidade corporativa, normas e regras de normalização
Estratégia de comunicação Intermédia
Internacionalização vs localização
Design do url
O design de interface como elemento facilitador na compreensão da interactividade
Design do conteúdo
Design de ecrã
Guião de estilo gráfico
Criação de modelos, grelhas de conteúdos e folhas de estilo
Metodologias de análise e avaliação do design da interface
Marketing na Web
Banners e pop-ups
Newsletters
Motores de pesquisa
Produção de Layout de interface para um produto multimédia on-line ou off-line
https://catalogo.anqep.gov.pt/ufcdDetalhe/4747
Target
- Ativos empregados e desempregados- 12º ano de escolaridade ou superior
- Idade igual ou superior a 18 anos
TRAINING AREAS
Audiovisuais e produção dos media
Place where the action takes place
CINEL ONLINE
Online Online
regime Online
Period of performance of the action
To be disclosed
Schedule
A iniciar em setembro 2025
Observation
2 vezes por semana / das 19h00 às 23h00Necessária ligação à internet e computador para as sessões de formação.
As datas apresentadas poderão estar sujeitas a alteração.
Gratuito para empregados e desempregados